Estudo do Salmos 31

Continua após Publicidade

Introdução

Os Salmos são uma coleção de poemas e cânticos encontrados na Bíblia, que expressam uma variedade de emoções e experiências humanas. O Salmo 31 é um dos salmos mais conhecidos e poderosos, que fala sobre confiança em Deus em meio às adversidades. Neste glossário, vamos explorar cada versículo do Salmo 31 de forma detalhada, destacando seu significado e aplicação em nossas vidas.

Versículo 1

“No Senhor me refugio; nunca serei envergonhado; livra-me pela tua justiça.” Neste versículo, o salmista expressa sua confiança em Deus como seu refúgio e protetor. Ele reconhece que somente em Deus pode encontrar segurança e livramento, e declara sua confiança na justiça divina.

Continua após Publicidade

Versículo 2

“Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê a minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa que me salve.” Aqui, o salmista clama a Deus por socorro imediato, pedindo que Ele o ouça e o livre rapidamente. Ele reconhece Deus como sua rocha de refúgio, uma fortaleza segura e poderosa que pode salvá-lo.

Versículo 3

“Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.” Neste versículo, o salmista reafirma sua confiança em Deus como sua rocha e fortaleza. Ele pede a Deus que o conduza e guie, reconhecendo que somente Ele pode mostrar o caminho certo a seguir.

Continua após Publicidade

Versículo 4

“Tira-me da armadilha que me prepararam, pois tu és o meu refúgio.” Aqui, o salmista clama a Deus para livrá-lo das armadilhas e ciladas dos seus inimigos. Ele confia em Deus como seu refúgio seguro, que pode protegê-lo e libertá-lo de todo mal.

Versículo 5

“Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.” Neste versículo, o salmista entrega sua vida e seu espírito nas mãos de Deus, confiando que Ele é o Deus da verdade que pode resgatá-lo. Ele expressa sua total dependência e confiança em Deus como seu libertador.

Continua após Publicidade

Versículo 6

“Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis; eu, porém, confio no Senhor.” Aqui, o salmista declara seu desprezo por aqueles que adoram ídolos e se afastam de Deus. Ele contrasta sua confiança no Senhor, reconhecendo que somente Ele é digno de adoração e confiança.

Versículo 7

“Exultarei e alegrar-me-ei na tua misericórdia, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma.” Neste versículo, o salmista expressa sua alegria e gratidão pela misericórdia de Deus. Ele reconhece que Deus vê sua aflição e conhece sua angústia, e se alegra na certeza do cuidado divino.

Versículo 8

“Não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.” Aqui, o salmista louva a Deus por livrá-lo dos seus inimigos e colocá-lo em um lugar seguro e espaçoso. Ele reconhece a proteção e o cuidado de Deus em sua vida, e se regozija na libertação divina.

Versículo 9

“Tem misericórdia de mim, Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.” Neste versículo, o salmista clama a Deus por misericórdia em meio à sua angústia e tristeza. Ele reconhece sua fragilidade e sua necessidade do cuidado divino, confiando na compaixão de Deus.

Versículo 10

“Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de gemidos; a minha força desfalece por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.” Aqui, o salmista descreve sua profunda tristeza e angústia, reconhecendo sua fraqueza e pecado diante de Deus. Ele clama por restauração e renovação, confiando na graça e na misericórdia divina.

Versículo 11

“Por causa de todos os meus adversários, tornei-me opróbrio, especialmente para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim.” Neste versículo, o salmista lamenta a vergonha e o desprezo que sofre por parte de seus inimigos e conhecidos. Ele se sente isolado e rejeitado, clamando a Deus por livramento e restauração.

Versículo 12

“Estou esquecido no coração deles como um morto; tornei-me como um vaso quebrado.” Aqui, o salmista expressa sua solidão e desamparo diante da rejeição e do desprezo dos seus adversários. Ele se compara a um vaso quebrado, descartado e esquecido, clamando a Deus por restauração e renovação.

Versículo 13

“Ouvi a difamação de muitos; temor me cercou por todos os lados, enquanto juntamente maquinavam contra mim e intentavam tirar-me a vida.” Neste versículo, o salmista relata as calúnias e difamações que sofre por parte de seus inimigos, que tramam contra ele e buscam tirar-lhe a vida. Ele clama a Deus por proteção e livramento, confiando na justiça divina.

Continua após Publicidade