Estudo de Romanos 6

Continua após Publicidade

Introdução

O estudo do capítulo 6 da carta aos Romanos é de extrema importância para os cristãos, pois aborda temas fundamentais da fé cristã, como a morte para o pecado e a vida em Cristo. Neste glossário, iremos explorar cada versículo deste capítulo de forma detalhada, analisando o significado de cada palavra e como ela se aplica à nossa vida diária como seguidores de Jesus Cristo.

Versículo 1: “Que diremos então? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?”

Neste versículo, o apóstolo Paulo questiona se devemos continuar pecando para que a graça de Deus seja ainda mais evidente em nossas vidas. A resposta é clara: não devemos usar a graça como desculpa para continuar vivendo no pecado. Pelo contrário, devemos buscar a santidade e agradar a Deus em tudo o que fazemos.

Continua após Publicidade

Versículo 2: “De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”

Paulo enfatiza que, ao nos tornarmos seguidores de Cristo, morremos para o pecado e renascemos para uma nova vida em Cristo. Não podemos mais viver de acordo com os padrões do mundo, mas devemos buscar a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida.

Versículo 3: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”

O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte e ressurreição de Cristo. Ao sermos batizados, estamos declarando publicamente nossa fé em Jesus e nossa disposição de morrer para o pecado e viver para Deus. É um ato de obediência e compromisso com o Senhor.

Continua após Publicidade

Versículo 4: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Assim como Cristo foi sepultado e ressuscitou dentre os mortos, nós também fomos sepultados com ele pelo batismo, simbolizando nossa morte para o pecado. Agora, somos chamados a viver uma nova vida em Cristo, andando em santidade e obediência à sua Palavra.

Versículo 5: “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”

Ao nos identificarmos com a morte de Cristo, também participamos da sua ressurreição. Isso significa que fomos libertos do poder do pecado e da morte, e agora podemos viver em comunhão com Deus, desfrutando da vida eterna que ele nos oferece através de Jesus Cristo.

Continua após Publicidade

Versículo 6: “Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, nosso “velho homem”, ou seja, nossa natureza pecaminosa, foi crucificado com ele na cruz. Isso significa que não somos mais escravos do pecado, mas podemos viver em liberdade e obediência a Deus, seguindo o exemplo de Cristo em tudo o que fazemos.

Versículo 7: “porque quem morreu está justificado do pecado.”

Aquele que morreu com Cristo está justificado do pecado, ou seja, foi perdoado e purificado de toda culpa e condenação. Não precisamos mais carregar o peso do pecado, pois fomos libertos pela graça de Deus através do sacrifício de Jesus na cruz. Agora, podemos viver em comunhão com o Pai, desfrutando da sua presença e do seu amor em nossa vida.

Versículo 8: “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.”

A morte de Cristo na cruz não foi o fim da história, mas o começo de uma nova vida para todos aqueles que creem nele. Assim como morremos com Cristo, também ressuscitaremos com ele para a vida eterna. Essa é a esperança que temos como filhos de Deus, a certeza da salvação e da vida eterna ao lado do nosso Salvador.

Versículo 9: “Sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.”

A ressurreição de Cristo é a prova de que a morte não tem mais poder sobre ele, nem sobre aqueles que estão unidos a ele pela fé. Assim como Cristo venceu a morte e ressuscitou para a vida eterna, também nós podemos ter a certeza da ressurreição e da vida eterna ao seu lado. A morte não é mais o fim, mas o começo de uma nova vida em comunhão com Deus.

Versículo 10: “Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado; mas quanto a viver, vive para Deus.”

Cristo morreu uma vez por todas para o pecado, e agora vive para Deus em glória e poder. Da mesma forma, nós também fomos chamados a morrer para o pecado e viver para Deus em santidade e obediência. Não somos mais escravos do pecado, mas filhos de Deus, chamados para viver em comunhão com ele e para a sua glória.

Versículo 11: “Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.”

Devemos considerar a nós mesmos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Isso significa que devemos renunciar ao pecado e viver em obediência à vontade de Deus, seguindo o exemplo de Cristo em tudo o que fazemos. Somos chamados a viver uma vida de santidade e pureza, refletindo a imagem de Cristo em nós.

Versículo 12: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;”

O pecado não deve reinar em nossas vidas, mas devemos obedecer a Deus em tudo o que fazemos, evitando as concupiscências da carne e buscando a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida. Somos chamados a viver em santidade e pureza, refletindo a imagem de Cristo em nós e glorificando o nome do Senhor em tudo o que fazemos.

Versículo 13: “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”

Não devemos mais apresentar os nossos membros ao pecado, mas devemos nos apresentar a Deus como vivos dentre os mortos, oferecendo a ele os nossos corpos como instrumentos de justiça e santidade. Somos chamados a viver em obediência a Deus, refletindo a sua glória e o seu amor em tudo o que fazemos. Que possamos viver uma vida digna do evangelho, glorificando o nome do Senhor em tudo o que fazemos.

Continua após Publicidade